CINEMA, LITERATURA, MÚSICA, ARTES E INUTILIDADES EM GERAL

quinta-feira, 10 de março de 2011

Minhas mães e meu pai: o importante é que as crianças estão bem.

"Minhas mães e meu pai" é um filme bom. E, para mim, ele não passa disso. Todo ano fico na esperança de conseguir assistir a todos os filmes indicados ao Oscar antes da premiação, mas nunca consigo. Esse foi o caso: assisti-o depois da cerimônia e, por isso, tinha visto algumas cenas e já sabia os pormenores do enredo. Talvez isso tenha estragado a minha experiência, porque ele não me impressionou. Bom, o nome em português (o nome em inglês - The Kids are all right, ou seja, "as crianças estão bem" - é muito mais interessante)  já diz tudo. Um casal homossexual, Nic (Annete Bening) e Jules (Julianne Moore), tem dois filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Ambos foram gerados (cada um por uma delas) a partir do esperma do mesmo doador, até então anônimo. Os filhos, já adolescentes, resolvem conhecer o pai biológico. Então Paul (Mark Ruffalo), o pai, torna-se uma figura muito presente na vida de todos. Entretanto, Jules começa a ter um caso com ele - nesse momento o espectador inadvertido se assusta, afinal, ela é homossexual. Para mim, o filme cumpre bem o seu papel de drama com toque cômico (ou seria comédia com toque dramático?), a abordagem da fragilidade da estrutura dessa família é, de fato, muito boa. Paul chega para trazer à tona uma crise iminente. E da cena inicial do harmonioso jantar em família passamos para a cena do jantar em que Nic bebe demais. Enfim, nada de novo: nenhuma família é perfeita. O que o filme traz de polêmico é, obviamente, o tema. Creio eu que um filme cujas protagonistas sejam lésbicas ainda é algo novo e a questão da adoção entre homossexuais é sempre motivo para discussão.


O que mais me chamou atenção no filme foi a  dinâmica tradicional dessa família. Nic trabalha fora, toma conta da finanças, é a mãe controladora. Jules parou de trabalhar para cuidar das crianças e, desde então, não encontrou seu rumo profissional. Ela é, também, a mais vulnerável. Por que Jules teve um caso com um homem? Será que, depois de tanto tempo, ela ainda não estava segura quanto a sua sexualidade? Fiquei sem saber o que pensar. Quanto à indicação ao Oscar, creio que tenha ocorrido para preencher a cota de comédia/drama ou para dar mais espaço a temáticas não corriqueiras.
Se o seu objetivo era me fazer refletir, com certeza ele foi alcançado. A partir do mote as crianças estão bem, podemos perceber que os problemas dos adolescentes - seja o amigo de Laser que é péssima influência, seja a dificuldade de Joni em se aproximar do amigo por quem ela parece estar apaixonada - são normais e nada tem a ver com a constituição diferente da família.

Parece-me que se mistura uma constituição contemporânea com valores ainda tradicionais, quando o equilíbrio está justamente na diferença de papéis entre homens e mulheres. 
Annete Benning interpreta o papel de lésbica masculinizada - na dose ideal, diga-se de passagem - e Julianne Moore expõe a já recorrente fragilidade feminina, também na medida certa. Mark Ruffalo consegue ser o solteiro convicto pelo qual sentimos simpatia, até ele se tornar o pai dos jovens e se apaixonar por Jules, quando também sentimos simpatia - afinal, Mark Ruffalo é o homem ideal. 

Para encerrar, vale lembrar que, além da indicação de Melhor Filme, tanto Annette Bening quanto Mark Ruffalo foram indicados ao Oscar, ela de Melhor Atriz e ele de Melhor Ator Coadjuvante.

3 comentários:

  1. Hmm. Não vi esse filme (e ando tão por fora que nem sabia da existência), mas eu gostei do enredo... Assistiria. Apesar de tu não ter achado ele assim tão digno de Oscar, mas fiquei curiosa. Não sei se era esse o propósito do post, mas enfim.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. É, eu devia avisar que tem spoiler, né? haha Mas fico contente que tenhas ficado curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Eu, ao contrário de ti, vi antes do Oscar sem saber nada a respeito e me surpreendi. Achei realmente um filme muito bom e fiquei feliz por estar concorrendo ao prêmio, já que tem uma história bem diferente das dos filmes que sempre são indicados.
    Enfim.

    :)

    ResponderExcluir

OPINE